x SP (11) 3094.7474 SP (11) 4329.1310 RJ (21) 4063.9102

Como a calvície ocorre

Entenda como a forma mais comum de calvície, a Alopecia Androgenética ocorre: 

Todos os fios de cabelo têm um ciclo de vida. Eles nascem, permanecem crescendo por um período de tempo e depois caem. Esse ciclo é dividido em diferentes fases como representado abaixo:

Existem apenas dois tipos de cabelo:

  1. Os que não contêm o código genético para a calvície;
  2. Os que contêm o código genético para a calvície.

Os que não possuem o código genético para a calvície, são aqueles que caem grossos e que são encontrados na escova, no ralo, no travesseiro. À medida que eles caem, outros exatamente iguais estão sendo repostos no mesmo lugar.

Diferentemente, os fios que possuem o código genético para a calvície, quando caem não são repostos. Sua queda é diferente, pois eles não caem grossos como fios de cabelos normais.

Os fios que possuem o código genético para a calvície, possuem em suas raízes, receptores para um hormônio que se chama dehidrotestosterona (DHT). A DHT se liga a esses receptores fazendo com que o fio enfraqueça gradativamente e vá encolhendo até se transformar numa penugem invisível a olho nu, que quando cai não é reposto (ver tratamento clínico da calvície).

Portanto: Não se preocupe com os fios que você vê cair na escova de cabelo, ralo do banheiro, travesseiro, etc. Se preocupe com aqueles que você não vê cair. Basta reparar na escova de cabelo de uma mulher com uma vasta cabeleira e notar que apesar de estar cheia de cabelos, ela não é calva.

A ação da DHT leva à miniaturização progressiva dos folículos pilosos, enfraquecendo os cabelos, até que o bulbo pare de produzir novos fios.

Nessa imagem microscópica podemos observar o afinamento e atrofia dos fios (que possuem código para calvície) induzidos pela DHT em uma mesma área do couro cabeludo.

Quanto maior o número de receptores* na raiz do folículo piloso, mais rapidamente este fio cairá e não será reposto. É o que o explica a calvície precoce. E quanto mais raízes possuírem estes receptores, maior a área afetada pela calvície.

(*) Esses receptores nunca estão presentes nas laterais e na região posterior da cabeça, por isso você não vê ninguém calvo nessas áreas.