Tipos de Calvície Feminina
A tricologia é a subárea da dermatologia que estuda o cabelo e o couro cabeludo.
Embora a prevalência de doenças dos cabelos na população seja alta, grande parte dos pacientes acaba não procurando o dermatologista. Isso acontece por vários motivos, dentre eles, o desconhecimento de que o médico tricologista é o profissional indicado para tratar esses tipos de doenças. As doenças podem se iniciar nos cabelos e/ou couro cabeludo em si, mas muitas vezes a perda dos fios pode ser o primeiro sinal para o diagnóstico de outra doença sistêmica.
Dentre as patologias mais comuns que afetam homens e mulheres, em relação à tricologia, estão a alopecia androgenética, o eflúvio telógeno e a alopecia areata.
Além destas, temos outras patologias menos comuns, porém cada vez mais frequentes como a alopecia frontal fibrosante, que vem surgindo como uma epidemia nesses últimos anos.
Durante a consulta uma anamnese detalhada é realizada e a partir deste momento, exames específicos são indicados para cada caso. Os exames incluem desde análise laboratorial de oligominerais e vitaminas bem como dosagens hormonais, biópsia do couro cabeludo e tricoscopia digital, que consiste no mapeamento digital do couro cabeludo através de um aumento microscópico de até 70 – 80 vezes. Todos estes recursos corroboram para um diagnóstico certeiro e correta instituição do tratamento.
Para cada doença específica existe um tratamento individualizado. Utilizamos xampus, loções e medicações orais de acordo com cada problema.
Além dos recursos conservadores, lançamos mão de tratamentos invasivos como mesoterapia, microagulhamento capilar, fototerapia e MMP® de acordo com as necessidades individuais de cada caso. Quando necessário, o implante capilar é indicado.
Dentre as patologias que podem ser diagnosticadas na tricologia encontramos:
- Dermatite seborreica do couro cabeludo
- Eflúvio telógeno
- Alopécia Androgenética de padrão feminino (calvície feminina)
- Alopécia androgenética masculina (calvície masculina)
- Alopecia de tração
- Alopecia Areata
- Liquen plano pilar
- Alopécia frontal fibrosante
- Lupus
- Foliculite Decalvante
- Foliculite Queloideana
- Foliculite Abscedante
- Psoríase do couro cabeludo
- Tricotilomania (ato de arrancar compulsoriamente os fios)
- Alterações da haste capilar
- Doenças fúngicas no couro cabeludo
>>>>>>
*** Falta falar especificamente sobre as 3 mais comuns que são o Eflúvio Telógeno, Alopécia androgenética e Alopecia Areata.