x SP (11) 3094.7474 SP (11) 4329.1310 RJ (21) 4063.9102

O que é?

Chamado erroneamente de implante de cabelo, implante de cabelos, implante capilar, implante, dentre outros, o termo significa o uso de material artificialmente elaborado, que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela.
Portanto, a palavra implante de cabelo ou de cabelos, somente estaria correta de ser utilizada se estivéssemos nos referindo a implante de fios sintéticos, ou ainda de implante de silicone, em casos de colocação de próteses de mamárias.

Já a palavra transplante, caracteriza a transferência de um organismo para outro, de tecido, como a medula óssea, pele, cabelos, por exemplo, ou de um órgão ou parte dele  (coração, pulmão, fígado, dentre outros), a fim de compensar ou substituir uma função perdida.
Desta forma, o termo correto é transplante de cabelo ou de cabelos.

Como na técnica de transplante de cabelos, removemos de um indivíduo para transplantar no mesmo indivíduo, o correto mesmo seria autotransplante capilar.

Conheça as etapas da técnica de Transplante Capilar:

  1. Primeira etapa: o folículo capilar é removido de uma região que não contenha o código genético para a calvície, esta região é denominada área doadora do couro cabeludo;
  2. Segunda etapa: a região que foi removida é dividida em unidades de 1, 2 e 3 fios;
  3. Terceira etapa: depois que a remoção da área doadora, a separação e lapidação dos folículos capilares, o transplante dessas unidades para a área receptora calva, é realizado.

Como os fios transplantados não contém o código genético para a calvície, eles nunca mais cairão. Portanto, o resultado do autotransplante capilar é para a vida toda.

Então uma pessoa não pode utilizar os cabelos de outra para a cirurgia?

Exatamente. Não é a resposta, pois haveria rejeição do organismo aos fios transplantados e esses não nasceriam.