x SP (11) 3094.7474 SP (11) 4329.1310 RJ (21) 4063.9102

Finasterida

O padrão masculino de calvície que é conhecido mais tecnicamente como Alopecia Androgenética, é a causa número um de perda capilar entre os homens. Felizmente, para aqueles com pré-disposição genética para a perda de cabelo da parte frontal e lateral da cabeça, opções médicas agora existem para disfarçar ou reverter a perda capilar.

Finasterida em português e Finasteride em inglês, é uma medicação via oral, prescrita em muitos países para o tratamento da perda capilar padrão em homens. Esta droga, tem se mostrado a melhor para estimular o novo crescimento de cabelo, ou para diminuir a perda capilar entre os homens que passam pela experiência de pouca ou moderada perda capilar na região da coroa ou na parte superior do couro cabeludo. Ela é menos eficiente na estimulação de novo crescimento capilar, na linha que antecede o couro cabeludo frontal, a chamada linha de frente.

Os princípios do crescimento e da perda capilar irão te ajudar a entender como a Finasterida funciona:

O fio de cabelo origina-se de folículos capilares, cada fio cresce de uma região próxima à base do folículo, conhecido como papila cutânea. Assim que um fio de cabelo novo cresce, um mais velho é empurrado para fora do folículo. Normalmente, entre 10 a 15% dos folículos estão em uma fase de descanso dentro de um ciclo de crescimento, no qual o cabelo não cresce. Com o início da perda capilar masculina padrão, 20% ou mais dos folículos, não produzem fios novos.

As pessoas naturalmente possuem certa quantidade de hormônio, chamada diidrotestosterona (DHT), entretanto homens com perda capilar padrão têm aumento dos níveis de DHT, que interage com a papila cutânea do folículo capilar, interrompendo o ciclo de crescimento normal. Os folículos afetados diminuem de tamanho e de diâmetro, diminuindo a capacidade de produção capilar. Como consequência o crescimento capilar diminui, um fio mais fraco e mais curto é produzido, e alguns folículos morrem, causando a perda capilar e calvície.

A Finasterida funciona, diminuindo o nível de DHT do organismo, especificamente a Finasterida inibe o processo que converte a testosterona em DHT. O hormônio testosterona é convertido em DHT, por um tipo de enzima conhecida como 5-alfa-redutase. A Finasterida inibe uma forma de 5-alfa-redutase, antes que este converta a testosterona em DHT. Por esta razão, Finasterida limita a quantidade de DHT que pode interagir com o folículo capilar, e causar perda de cabelo.Ao invés disso, o crescimento capilar permanece em níveis normais, e a perda capilar pode até mesmo ser revertida em alguns meses.

Usar a Finasterida é muito fácil quanto tomar qualquer vitamina:

  • Uma cápsula deve ser ingerida diariamente com água.
  • As cápsulas (comprimidos) podem ser armazenadas em temperatura ambiente, e podem ser tomadas durante ou entre as refeições.

A Finasterida deve ser ingerida todos os dias, mas se você esquecer uma cápsula, não é recomendado tomar duas no dia seguinte. A medicação não funcionará de forma mais eficiente se você ingerir mais do que a dosagem recomendada.

É importante que as mulheres que estão ou podem ficar grávidas, não tomem, nem manipulem as cápsulas de Finasterida, porque se sabe que é possível provocar má formação em bebês do sexo masculino. Mesmo que não seja ingerida, se a capa protetora for removida, a Finasterida pode ser absorvida pela pele.

A Finasterida é fácil de usar, conveniente, e tem se mostrado eficiente em impedir a progressão da perda capilar e do nascimento de novos fios em muitos, mas não em todos os homens.

Não foi relatado o crescimento de cabelo em outros lugares senão no couro cabeludo. Na maioria dos homens é necessário três meses de uso, para que algum resultado seja percebido. Entretanto, se você está usando a Finasterida, e não percebeu resultados após um ano, a medicação pode não estar funcionando para você.

Depois de você ter começado o tratamento, você deve continuar tomando Finasterida diariamente para manter a melhora. Se você interromper o uso, o cabelo obtido pelo uso da medicação será perdido, e o couro cabeludo normalmente voltará à aparência de antes do tratamento dentro de um ano.

Converse sobre o seu caso específico e o seu grau de perda capilar com seu médico, para determinar se a Finasterida é a solução certa para você restaurar seu cabelo.

Saiba mais sobre a Finasterida clicando aqui.