x SP (11) 3094.7474 SP (11) 4329.1310 RJ (21) 4063.9102

Por que a calvície ocorre?

Agora que você já entendeu o que é calvície, explicaremos por que a calvície ocorre. Entender estes fatores, irá ajudá-lo(a) a compreender melhor o assunto e como a calvície deve ser tratada.  

A causa mais comum de calvície é a alopecia androgenética. Ela é causada por fatores hereditários que podem ser herdados do lado materno, paterno ou de ambos. Essa tendência genética pode “pular” gerações e até afetar famílias de forma irregular, por exemplo, pode acometer um irmão e o outro não.

Isso ocorre quando um lado (paterno ou materno) contém o código genético para a calvície e o outro não, sendo assim, um irmão pode herdar somente o lado paterno e outro somente o lado materno. Porém quando os dois lados possuem forte tendência à calvície, dificilmente os filhos não serão calvos.

Sabe-se que cerca de 70% dos homens e 15% das mulheres irão apresentar algum grau de calvície durante a vida.

Dentre as outras causas menos comuns podemos citar as doenças do couro cabeludo que evoluem com áreas cicatriciais permanentes, como por exemplo: o líquen plano pilar, a alopecia fibrosante frontal, a foliculite abcedante, foliculite decalvante, pseudopelada de Brocq e o lúpus eritematoso discoíde. Porém essas patologias são muito mais raras.

Existem também outras causas de rarefação capilar que não evoluem com perda permanente. Geralmente essas são causadas por fatores externos como: estresse, alterações hormonais (doenças de tireoide, puerpério, suspensão do anticoncepcional hormonal), cirurgias de grande porte, perda de peso, deficiência de vitaminas (como ferro, zinco e vitamina D) e quimioterapia. Nestes casos, em quase sua totalidade, a perda é temporária e reversível.

Folclores: Já práticas como o uso de bonés, lavar a cabeça diariamente por exemplo, nada têm a ver com o processo de calvície.

Neste vídeo explicamos como a calvície ocorre, assista!