x SP (11) 3094.7474 SP (11) 4329.1310 RJ (21) 4063.9102

Resumo da Técnica FUE

Tem dúvidas sobre o procedimento de Transplante Capilar? Veja o resumo da técnica FUE:

Conhecer cada uma das etapas do Transplante Capilar, é fundamental. Este é um trabalho de extrema minuciosidade, que necessita de muito cuidado, precisão, senso estético, e artístico. Sim, a experiência de um cirurgião qualificado, e de uma equipe médica que possa lhe dar todo o respaldo do início ao fim do procedimento, são fundamentais para o sucesso cirúrgico, o bem estar do paciente e também de quem o acompanha. No decorrer deste artigo, mostramos um resumo da técnica FUE, que tem como finalidade principal, mostrar aos nossos pacientes, de forma educativa as fases do processo, que inicia-se na consulta, porém o cuidado se estende à cirurgia propriamente dita, bem como também aos cuidados após o procedimento e retornos de acompanhamento.

A Consulta e a Tricoscopia

Você até pode fazer uma pré-avaliação à distância, por fotos, por exemplo.

Mas apenas a avaliação PESSOAL conseguirá traçar a melhor estratégica para o seu caso.
Nela analisamos seu histórico familiar para calvície e realizamos uma consulta detalhada, educativa, que tem, antes de mais nada, o intuito de educar, alinhando suas expectativas ao que pode ser oferecido, já que sabemos que no transplante capilar o resultado não é o que você quer, mas o que pode ser oferecido e que melhor se adapta PARA O SEU CASO.

Após uma consulta detalhada, realizamos uma TRICOSCOPIA que consiste em avaliar microscopicamente o couro cabeludo, tanto da área doadora como da área receptora.
Nela poderemos ver a qualidade de sua área doadora e os graus de miniaturização que se encontram seus fios nas áreas receptoras (que receberão os cabelos).

Um histórico familiar detalhado para a calvície também deve ser feito, bem como diversas fotos de diversos ângulos são realizadas.

Após tudo isso: processo educativo, análise microscópica do couro cabeludo, entender suas expectativas, mostrar fotos de casos semelhantes e análise artística de sua face e testa é que apresentaremos a estratégia mais apropriada para o seu caso e se é necessário ou não o tratamento clínico concomitante.
Na Clínica Ruston, todo esse processo dura de 60 a 90 minutos.

O Planejamento Cirúrgico

O planejamento cirúrgico talvez seja a etapa MAIS IMPORTANTE do transplante capilar pois o planejamento deve ser realizado pensando-se não no hoje, mas no paciente daqui 10, 20 ou 30 anos.

O Planejamento Cirúrgico numa calvície estabilizada leva em consideração a parte artística:

  • Qual o melhor design do hairline para aquele paciente?
  • Qual o melhor ângulo de inclinação e distribuição dos cabelos em cada área, por exemplo.

Porém, nos casos em que ainda existam cabelos residuais que possuem o código genético para a calvície e que portanto cairão e nos casos onde a calvície ainda irá aumentar os questionamentos são outros:

  • O que acontecerá quando os cabelos nativos (não transplantados) caírem e só restarem os transplantados?
  • Vai ficar homogêneo e natural?
  • Ainda vai cobrir a área transplantada?
  • O que acontecerá quando minha calvície evoluir e minha coroa abrir?
  • Ficará uma ilha no meio da coroa?
  • O que acontecerá quando eu tiver 60 anos ou mais e meus cabelos afinarem?

Essas são apenas algumas das inúmeras questões que o cirurgião de restauração capilar deverá levar em consideração e saber responder antes de traçar a estratégia ideal para cada caso.

Para isso entra em jogo a experiência e o tempo de atuação do médico na área. Por isso, consulte sempre um especialista com larga experiencia em restauração capilar.

Mapeamento da Área Doadora

Na técnica FUE, o MAPEAMENTO e gerenciamento da ÁREA DOADORA é crucial.

Através deste mapeamento, conseguimos saber com precisão:
Quantas unidades foliculares o paciente possui em sua área doadora.
Deste total, qual o percentual que pode ser extraído com segurança, sem que a área doadora fique rarefeita.
Sabendo estes números, poderemos realizar o planejamento cirúrgico com mais precisão.
Como esse mapeamento é feito?

  • Primeiramente realizamos fotos microscópicas de diversos pontos da área doadora (imagem 1).

  • Em seguida, medimos o calibre dos fios da área doadora (imagem 2).

  • As fotos microscópicas realizadas, são então levadas para um software Hair Counter (imagem 3)

  • O Hair Counter nos informa o número de unidades foliculares e de fios por cm2 de cada área (imagem 4)

Assista ao vídeo que explica detalhadamente como o Hair Counter funciona, clicando aqui.

Todas essas informações vão para outro software, o COVERAGE VALUE que gera um arquivo mostrando o TOTAL DE UNIDADES FOLICULARES que o paciente possui, o NÚMERO EXTRAÍDO NA CIRURGIA e sua RESERVA DOADORA, ou seja o número de unidades foliculares que sobraram para serem utilizadas em procedimentos futuros, caso necessário (imagem)

Conheça mais sobre o Coverage Value neste vídeo.

  • Fotos microscópicas da área doadora e medida do calibre dos fios
  • HAIR COUNTER software: contagem da densidade de cada área

Extração

 FUE é a sigla para Follicular Unit Extraction ou extração de unidades foliculares.

 

Sequência da extração das unidades foliculares.

A EXTRAÇÃO e a COLOCAÇÃO das unidades foliculares são as duas etapas mais importantes da técnica.

A extração é realizada utilizando-se pequenos cilindros ocos de titânio de 0,8 a 0,9 milímetros de diâmetro que realizam uma pequena incisão ao redor da unidade folicular que se quer extrair (sequência de imagens abaixo).

 
Esse pequeno punch está acoplado a um aparelho motorizado que faz movimentos finos de rotação (para atravessar a epiderme) e oscilação (para liberar a unidade).

Em seguida essas unidades foliculares são extraídas com o auxílio de pinças delicadas. (imagens 4 e 5).

E acondicionadas em pequenos containers com soro fisiológico a 4 graus.

Depois, com o auxílio de microscópios elas são separadas em grupos contendo 1, 2, 3 ou 4 fios  e acondicionadas até o momento da colocação.

 

Unidades foliculares de 1, 2 , 3 e 4 extraídas: assista vídeo que mostra a extração das unidades foliculares, clicando aqui. 

Controle de Qualidade

Na técnica FUE as unidades foliculares (de 1, 2 e 3 fios) são muito frágeis, e por isso vários cuidados devem ser tomados.

Na Clinica Ruston após extraídas do couro cabeludo, elas são levadas para microscópios de alta potência (imagens 1, 2 e 3), revisadas uma a uma, contabilizadas e separadas em grupos de 1, 2 e 3 fios.

 

  • Em seguida são acondicionadas em soro fisiológico a 4 graus celsius, e guardadas refrigeradas até o momento da colocação (foto 4).

  

  • As primeiras unidades a serem extraídas, serão as primeiras a serem transplantadas, permanecendo assim o menor tempo possível fora do corpo.
  • Todas as unidades são contabilizadas, com o auxílio do software GRAFT CALCULATOR  que, ao final do procedimento, gera um arquivo em PDF que é entregue ao paciente. Este arquivo informa exatamente o que foi extraído em cirurgia, e as unidades restantes, caso haja necessidade de um novo procedimento.

A Colocação

A extração e a colocação são as duas etapas mais importantes da técnica FUE.
Existem vários métodos para a colocação das unidades foliculares na técnica FUE.

As unidades foliculares extraídas pela técnica FUE são mais frágeis e possuem menor quantidade de gordura para proteger os bulbos capilares.

Portanto elas não podem sofrer traumas durante momento algum da cirurgia, principalmente na colocação.

Ou seja, quanto mais traumática a técnica de colocação, maior será o risco de trauma e consequentemente de baixa ou pobre integração dos folículos capilares.

Contra indicamos o uso de pinças para a colocação das unidades de FUE, pois podem causar trauma aos bulbos capilares (foto 2).
As técnicas mais a-traumáticas para os enxertos são os implanters e o K.E.E.P. (fotos 1 e 2), utilizado em nossa clínica.
O K.E.E.P., é um instrumento que possibilita a colocação das unidades foliculares sem que se toque nas raízes ( fotos 1 e 2 ).
É o sistema menos traumático para a colocação dos fios (foto 2).
Incisões previas são realizadas pelo cirurgião no ângulo, direção, distribuição e densidade corretos e posteriormente as unidades foliculares são introduzidas com o KEEP nesses orifícios que medem 0,6 a 0,9 milímetros.
Na Clínica Ruston CINCO pessoas trabalham simultaneamente no momento da colocação (foto 3).

  

Assista vídeo sobre a colocação das unidades foliculares na técnica FUE clicando aqui

O pós operatório na técnica FUE

Na área doadora os orifícios de 0,8 milímetros criados pelas extrações começam a contrair e fechar imediatamente. Eles fecham completamente em 2 ou 3 dias e com 7 dias o aspecto esta totalmente normal como alguém que raspou a cabeça maquina 3 ou 4 milímetros.

Com 15 dias já houve a contração total dos pequenos orifícios, aproximando novamente as unidades foliculares umas das outras. Isso possibilita uma nova extração no futuro.

 

 

Já na área receptora (que recebeu os cabelos), se formarão micro crostas , que são a epiderme de cada unidade folicular. Essas pequenas crostas puntiformes se destacam e caem em torno de 7 a 10 dias de pós-operatório e você estará com aspecto de quem raspou a cabeça na maquina 3 ou 4.

 

Os fios definitivos começam a nascer entre o quinto e sexto mês de pós-operatório

Você vera um resultado parcial a partir de 5 / 6 meses de cirurgia e o resultado final se dará após 1 ano da cirurgia.

Lembrando que os fios transplantados, por não conterem o código genético para a calvície, jamais cairão.

Porem os seus que já existiam e continham o código genético para a calvície continuarão caindo.

Portanto o acompanhamento e tratamento clinico  deve ser mantido afim de retardar ao máximo a queda dos seus que já existiam, retardando assim a necessidade de um novo transplante.

Visite nosso canal no YouTube. Lá você encontra tudo o que precisa saber sobre Restauração Capilar e sobre a técnica FUE.

Caso você ainda precise de mais informações sobre o Transplante Capilar, que não foram descritas neste resumo da técnica FUE, não se preocupe! Te convidamos a conhecer outras informações indispensáveis para que você possa entender, e no caso de indicação cirúrgica, realizar seu procedimento com tranquilidade e clareza.